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TERMICA Solutions recebeu o 3º lugar no I Prêmio ABII de Internet Industrial

  • Data: 21.12.2017
  • Área de Mercado: Todos

Santa Catarina recebeu o último encontro nacional de 2017 da ABII - Associação Brasileira de Internet Industrial que aconteceu nos dias 11 e 12 de dezembro em Florianópolis na FIESC -  Federação das Indústrias de Santa Catarina. Esse encontro foi especial não só para os associados que estiveram reunidos para o fechamento de todas as ações realizadas durante o primeiro ano da Associação, mas especialmente para os ganhadores do I Prêmio de Internet Industrial promovido pelo Grupo de Trabalho de Desenvolvimento de Negócios da ABII. A TERMICA Solutions esteve presente para receber o 3º lugar na classificação final da premiação, conquistada através da apresentação do Case “ReMo - Monitoramento Remoto de Fornos” que garante a perenidade das informações, maior produtividade e eficiência nos processos térmicos. Essa solução desenvolvida pela TERMICA foi implantada na empresa Granaço Fundição em parceria com a Perfil Térmico e Sercompe. A equipe da Perfil Térmico se sente orgulhosa em representar a TERMICA Solutions não só na implantação desse projeto, mas em todos os demais que estão por vir, contribuindo para a evolução da Internet Industrial em nosso país.

Outro momento importante desse 4º encontro, foi a participação do coordenador técnico da TERMICA Solutions, Luiz Carlos Sima mediando o Painel de Convergência TI x TO - tecnologias da informação e tecnologias operacionais, que são as máquinas, sistemas, robôs, softwares e demais recursos tecnológicos normalmente encontrados em fábricas, usinas e outros ambientes produtivos.

Claudio Henrique Goldbach, diretor da TERMICA, também esteve presente. Sua ativa e preciosa colaboração com a Associação, resultou em sua nomeação em votação unanime como parte da diretoria da ABII.
 

Leia abaixo na íntegra o case “ReMo - Monitoramento Remoto de Fornos”, ganhador do I Prêmio ABII de Internet Industrial:

Internet Industrial criando as Fundições 4.0

 Joinville, a maior cidade de Santa Catarina, é conhecida como a Manchester Catarinense devido ao seu amplo e desenvolvido parque industrial, contando com empresas metal-mecânicas, plásticos e têxteis. Nos últimos anos, porém, uma nova indústria se desenvolveu de forma impressionante: tecnologia de informação.

A proximidade dos parques fabris e das tecnologias de informação acabou sendo o catalisador da união da manufatura com a informática, levando à digitalização de tradicionais processos produtivos.

Não à toa, Joinville acabou sendo a cidade sede da ABII - Associação Brasileira de Internet Industrial.

O problema

A Granaço, fabricante de peças fundidas em aço para vários mercados, como mineração e ferroviário, conta com um parque de fornos de tratamento térmico, onde as peças fundidas são tratadas em lotes para que adquiram suas melhores características mecânicas. Cada lote tratado precisa ter o registro das temperaturas de vários pontos do forno durante o processo, que chega a durar 12 horas. Estas curvas são gravadas em meio eletrônico de forma manual, exigindo interferência humana, causando problemas tais como: risco e até perdas de arquivos, localização dificultada e limitada à rede interna, necessidade de treinamento em caso de ausência ou mudança de pessoas, execução de backups, dentre outros.  

A solução

Três empresas formaram uma parceria a fim de prover uma solução de alto retorno ao cliente: um sistema de monitoramento e armazenamento que garantisse a perenidade das informações, que fosse de fácil e interativa operação e que pudesse ser acessado de qualquer dispositivo conectado à Internet.

A TERMICA Solutions, empresa de serviços de engenharia especializada em digitalização de processos térmicos, apresentou a arquitetura e desenvolveu o software.

A PERFIL TÉRMICO, fornecedora de materiais, equipamentos e serviços para processos térmicos, integrou a solução ao forno.

A SERCOMPE, disponibilizou a sua infraestrutura em nuvem para hospedar a aplicação,  receber os dados e disponibilizá-los para consulta.

Esse sistema foi chamado de ReMo - Monitoramento Remoto de Fornos.

 

O Resultado

Os registros dos tratamentos ficam agora armazenados em um serviço de nuvem de alta segurança e disponibilidade e são acessíveis de qualquer computador conectado à Internet, resolvendo todos os problemas levantados no diagnóstico inicial.

Os próximos passos envolvem o envio de avisos via SMS para os operadores quando houver desvios de comportamento no tratamento e para os mantenedores quando componentes apresentarem variação no seu desempenho.